Apresentação

O Programa Saúde da Família – PSF é a principal estratégia do Governo Federal para enfrentar os agravos e as doenças da população brasileira. As prioridades das ações neste programa centram-se na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Ao ser instituída a categoria de Profissional de Educação Física no Brasil, em 1998, vários desafios foram dispostos e assumidos por esta classe profissional. Dentre eles, estão o de se estabelecer entre os profissionais da saúde, como também o de criar redes inter setoriais, para promover a saúde e a prevenção de doenças nos diferentes municípios do país.

Em estudo realizado com Profissionais de Educação Física que atuam nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família, Saporetti, no ano de 2013, identificou haver ausência de disciplinas relativas à saúde pública nos cursos de graduação em Minas Gerais e reduzido conhecimento de conceitos nesta área específica por parte dos profissionais investigados.

Frente a esta realidade, torna-se imprescindível qualificar os Profissionais de Educação Física para que sejam transformadas muitas das atuais práticas utilizadas em outras que visem a promoção coletiva de saúde e, desta forma, assegurar uma atuação profissional responsável, competente e ética junto à sociedade.

Neste cenário, o Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – CREF6/MG e o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – NESCON, criaram o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família para Profissionais de Educação Física.